Cogeração de Energia
O etanol e o açúcar, foram por muitos anos os principais produtos da indústria da cana. O bagaço, proveniente da moagem, chegou a ser um problema para as usinas, pois não existia uma destinação adequada.
Com a instalação de uma central termelétrica, iniciou-se o processo em 2017, começando então, a cogeração de energia a partir do bagaço de cana. Além de suprir o consumo próprio de energia elétrica da usina, o excedente da produção é comercializado, gerando uma receita adicional para a empresa.
Nos últimos anos, com a crise energética nacional, a cogeração de energia proveniente da biomassa da cana ganhou notoriedade e se tornou uma excelente alternativa, além de ser uma energia limpa e renovável. A capacidade de cogeração da Energética Serranópolis é de 4 MW, suficientes para abastecer uma cidade de cerca de 10 mil habitantes.
Vantagens da bioeletricidade:
- Contribui para a oferta de energia elétrica, principalmente no período de seca, quando os reservatórios estão baixos;
- Promove o desenvolvimento econômico sustentável;
- Ganhos ambientais por tratar-se de uma energia limpa e renovável;
- Máximo aproveitamento dos recursos da cana;
- Ganhos sociais, com a geração de empregos e renda;
- Emite uma quantidade relativamente baixa de CO2 na atmosfera, quando comparada com o sistema convencional de geração. Isso possibilita a participação da usina em programas de redução na emissão de gases do efeito estufa, como o Crédito de Carbono.