Fertirrigação

Para cada litro de etanol produzido a partir da cana é gerado de 12 a 14 litros de vinhaça, ou seja, no universo sucroenergético existe uma quantidade muito extensa de vinhaça.

O excesso desse resíduo do etanol seria um problema se não tivesse se tornado um ganho competitivo e altamente econômico para as usinas, por meio da fertirrigação.

A vinhaça proporciona uma melhora contínua no condicionamento do solo, devido a sua composição (matéria orgânica, K2O, N e outros micronutrientes necessários à cana), resultando em um ambiente de produção mais propício. Enquanto a quantidade de água presente na mesma, contribui para minimizar o déficit hídrico. Esses dois efeitos proporcionam ganhos de produtividade e longevidade ao canavial, reduzindo em até 60% a adubação química.

A aplicação da vinhaça é feita por meio da fertirrigação convencional de aspersão, que é a mais comum e também aplicação localizada, por meio de equipamentos tipo Nonino, ambas estão de acordo com as normas ambientais.

A Energética Serranópolis atualmente tem uma área de aplicação de 5.200ha, sendo 20m³/ha, o que totaliza uma média de 104.000,00 litros de vinhaça aplicada anualmente. E a pretensão é que estes números sejam ainda maiores nos próximos anos, contribuindo cada vez mais para o meio ambiente, utilizando recursos sustentáveis e dando destinação ambientalmente correta para mais um resíduo.

img fertirrigação