Gestão de Recursos Hídricos
A água é sinônimo de vida, afinal, sem ela não existiria nenhum meio possível de sobrevivência. A Energética Serranópolis vem trabalhando diariamente para mostrar que é possível o setor sucroenergético se desenvolver de maneira sustentável, produzindo alimentos, combustível e energia, preservando os recursos hídricos.
A empresa atua na conservação em todas as fases do ciclo hidrológico: proteção e recuperação de nascentes e cursos d’água, utilização racional dos recursos hídricos, controle de emissões atmosféricas e tratamento de efluentes, e monitoramento da qualidade da água que se é utilizada.
Conheça algumas de nossas ações:
Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares:
- Tem como objetivo a preservação de matas ciliares e a recomposição de áreas naturais outrora degradadas por práticas agrícolas que não estavam em consonância com o meio ambiente. Fazemos o reflorestamento dessas áreas para preservar os recursos hídricos. São plantadas espécies nativas do cerrado, cujas mudas são produzidas no viveiro próprio ou adquiridas. Já foram plantadas mais de 5 milhões de árvores, além de doações para projetos ambientais na comunidade;
Educação Ambiental para Conservação dos Recursos Hídricos:
- São realizadas campanhas de educação ambiental com colaboradores e com a comunidade para incentivar a conservação dos recursos hídricos.
Práticas de Uso Racional do Solo:
- Foram adotadas metodologias e técnicas de conservação de solo para que os recursos hídricos não sofram as consequências do manejo inadequado, propondo principalmente o controle de erosão. Isso inclui atividades de manejo e conservação de solo para evitar o assoreamento dos corpos d’água nas áreas de plantio de cana-de-açúcar.
Controle Biológico de Pragas:
- Tem suas práticas voltadas para produção de um agente de combate natural da broca da cana-de-açúcar, evitando assim a contaminação do ambiente com defensivos agrícolas, que por ventura poderiam ser carreados para os cursos d’água
Uso Racional da Água no Ambiente Industrial
- Tem suas atividades baseadas na utilização racional da água no ambiente industrial e máximo reaproveitamento da água dentro do processo de produção do açúcar e do etanol através de circuitos fechados.
Uso Racional da Água no Ambiente Agrícola:
- Construção de represas para regularização de vazão de cursos de água: tecnicamente essas barragens trazem efeitos positivos tanto para o setor agrícola quanto para o meio ambiente, pois a produtividade tende a aumentar devido à disponibilidade de água no solo durante os períodos de estiagem;
- Fertirrigação: a aplicação de vinhaça no canavial proporciona uma economia de 25% de água que seriam captadas para irrigação.
Monitoramento da água:
- Monitoramento de águas superficiais: são realizadas semestralmente análises físico-químicas dos corpos hídricos distribuídos em nossas áreas agrícolas para acompanhar e garantir a qualidade das mesmas, corroborando que os cursos d’água não estão sendo afetados por produtos ou resíduos originários das atividades agrícolas e industriais;
- As águas subterrâneas são monitoradas semestralmente e também mensalmente quanto ao Cloro Residual Livre e Turbidez.