Recursos Hidricos

Home

Gestão de recursos Hídricos



Atuamos na conservação em todas as fases do ciclo hidrológico: proteção e recuperação de nascentes e cursos d’água, utilização racional dos recursos hídricos, controle de emissões atmosféricas e tratamento de efluentes. Assim, demonstramos que é possível o setor sucroenergético se desenvolver de maneira sustentável, produzindo alimentos e energia e preservando os recursos hídricos.


Conheça algumas de nossas ações


Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares

  • Tem como objetivo a preservação de matas ciliares e a recomposição de áreas naturais outrora degradadas por práticas agrícolas que não estavam em consonância com o meio ambiente. Fazemos o reflorestamento dessas áreas para preservar os recursos hídricos. São plantadas espécies nativas do cerrado, cujas mudas são produzidas no viveiro próprio. Já plantamos mais de 5 milhões de árvores.


Educação Ambiental para Conservação dos Recursos Hídricos

  • Realizamos campanhas de educação ambiental com os colaboradores e com a comunidade para incentivar a conservação dos recursos hídricos.


Práticas de Uso Racional do Solo

  • Adotamos metodologias e técnicas de conservação de solo para que os recursos hídricos não sofram as consequências do manejo inadequado, propondo principalmente o controle da erosão. Isso inclui atividades de manejo e conservação de solo para evitar o assoreamento dos corpos d’água nas áreas de plantio de cana-de-açúcar.


Controle Biológico de Pragas

  • Tem suas práticas voltadas para produção de um agente de combate natural da broca da cana-de-açúcar, evitando assim a contaminação do ambiente com defensivos agrícolas, que por ventura poderiam ser carreados para os cursos d’água.


Uso Racional da Água no Ambiente Industrial

  • Tem suas atividades baseadas na utilização racional da água no ambiente industrial e máximo reaproveitamento da água dentro do processo de produção do açúcar e do etanol através de circuitos fechados.


Uso Racional da Água no Ambiente Agrícola

  • Monitoramento de águas superficiais: realizamos periodicamente análises físico-químicas dos corpos hídricos distribuídos em nossas áreas agrícolas para acompanhar e garantir a qualidade das mesmas.
  • Construção de represas para regularização de vazão de cursos de água: tecnicamente essas barragens trazem efeitos positivos tanto para o setor agrícola quanto para o meio ambiente, pois a produtividade tende a aumentar devido à disponibilidade de água no solo durante os períodos de estiagem.
  • Fertirrigação: a aplicação de vinhaça no canavial proporciona uma economia de 25% de água que seriam captadas para irrigação.